Coronel Francisco Cantarelli assume comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco

SECOM-PE
Pernambuco
Em 30 de Julho de 2024 às 15:57
Edição de PEonline

Em cerimônia realizada nesta terça-feira na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), a governadora Raquel Lyra presidiu a passagem do comando-geral da corporação. O coronel Francisco de Assis Cantarelli Alves assumiu o posto, anteriormente ocupado pelo coronel Luciano Bezerra da Fonsêca, que esteve à frente da corporação desde o início da atual gestão.

"Tenho certeza de que o coronel Cantarelli tem a capacidade de continuar liderando essa instituição tão importante para Pernambuco, fazendo os mesmos investimentos e garantindo o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar no nosso Estado. Conseguimos investir, nos últimos dezenove meses, mais de vinte milhões de reais na corporação, valor que foi aplicado em viaturas e equipamentos de proteção individual, por exemplo, possibilitando que as atividades desses homens e mulheres sejam realizadas da melhor forma no mar, no fogo e no ar", afirmou Raquel Lyra.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, expressou seu agradecimento ao coronel Luciano Fonsêca e deu as boas-vindas ao novo comandante. "Agradeço todo o empenho e dedicação do coronel Luciano, que por um ano e sete meses comandou o Corpo de Bombeiros de forma muito proativa, e desejo boa sorte em sua nova missão. Ao coronel Cantarelli, seja bem-vindo ao comando de uma instituição que tem uma responsabilidade muito grande com os pernambucanos. Confio no seu trabalho", declarou o secretário.

Em sua despedida, o coronel Luciano Fonsêca, que agora segue para a reserva remunerada, agradeceu o apoio recebido durante seu comando. "Fui ajudado por muita gente, dentro e fora da corporação. Espero que minhas ações tenham trazido para todo o efetivo a harmonia, o engajamento e a confiança, mesmo diante das adversidades", disse.

O novo comandante, coronel Francisco Cantarelli, falou sobre seus planos e compromissos ao assumir a liderança da corporação. "Temos planos de investimento, execução, aquisições de equipamentos e inclusão de novos bombeiros. Vamos incrementar mais força e mais garra para cumprirmos as nossas difíceis tarefas", ressaltou Cantarelli.

Com uma carreira destacada, o coronel Cantarelli já foi comandante do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-hospitalar, chefe do Centro de Gerenciamento e Monitoramento do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Diretor Integrado do Interior 1, Diretor Integrado Especializado e Diretor Geral de Operações.

Investimentos no CBMPE

Desde janeiro de 2023, o Governo de Pernambuco investiu R$ 26 milhões no CBMPE. Esses recursos foram destinados à aquisição de materiais de mergulho e salvamento aquático, Atendimento Pré-Hospitalar, combate a incêndios urbanos e florestais, além de equipamentos de salvamento, como cestos e puçás para salvamento aéreo, motosserras, serras sabres, materiais motomecanizados e GPSs.

Foram adquiridos uma viatura Auto Busca Salvamento com Cães (ABSC), 20 ambulâncias de Auto Resgates (AR), uma viatura de Auto Comando Operacional (ACO), 14 Motos de Salvamento Aquático (MSA), sete viaturas de Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL) e cinco Auto Comando Operacional (ACO).

A solenidade contou com a presença dos secretários executivos Dominique Bicalho (Defesa Social) e o coronel Clóvis Ramalho (Proteção e Defesa Civil); o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; o chefe da Polícia Civil, Renato Leite; o gerente-geral de Polícia Científica, Fernando Benevides; a subprocuradora-geral da Justiça, Norma Mendonça Galvão de Carvalho; e o superintendente da Polícia Federal (PF), Antônio de Pádua.

 

Recomendadas para você

Mais lidas

eleições
- Há 2 dias
Dr. Elton Martins lidera intenções de voto em Águas Belas, aponta pesquisa
saúde
- Há 2 dias
Socioeducandos de Garanhuns participam de evento dedicado à saúde
deolane
- Há 5 dias
Deolane Bezerra é solta após prisão na Operação Integration
gusttavo
- Há 5 dias
Gusttavo Lima envolvido em polêmica de lavagem de dinheiro; Justiça bloqueia R$ 20 milhões do cantor