COI aprova criação dos Jogos Olímpicos de Esports com Parceria Saudita

COI
Olimpíadas
Em 23 de Julho de 2024 às 15:50
Edição de PEonline

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta terça-feira a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, que serão realizados a cada dois anos a partir de 2025. A decisão, tomada por unanimidade na sessão do COI às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris, marca uma nova era para o organismo, conforme destacou o presidente Thomas Bach.

Os Jogos Olímpicos de Esports incluirão três categorias: esportes físicos disputados em plataformas virtuais, simuladores de esportes e games de esports alinhados aos valores olímpicos. No entanto, o COI reiterou que jogos de tiro, como Counter-Strike, não farão parte do programa olímpico. A especificação das modalidades será discutida em futuras reuniões.

O evento será organizado em parceria com o Comitê Olímpico da Arábia Saudita, país que tem investido fortemente nos esportes eletrônicos. A parceria inicial será de 12 anos, com os Jogos sendo realizados no Oriente Médio a cada dois anos. O presidente da Comissão de Esports do COI, David Lappartient, afirmou que a periodicidade e os sistemas de classificação ainda serão debatidos, e enfatizou a necessidade de envolver as desenvolvedoras de games nas discussões.

Para lidar com a organização dos Jogos Olímpicos de Esports, o COI criará uma estrutura específica, distinta do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos tradicionais. Esse movimento ocorre em meio a uma significativa investida da Arábia Saudita nos esports, com o regime liderado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman promovendo eventos como a Copa do Mundo de Esports e o Gamers8, com premiações milionárias.

— Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de Esports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de esports, representada na nossa Comissão de Esports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens — declarou Thomas Bach em comunicado à imprensa

Recomendadas para você

Mais lidas

eleições
- Há 2 dias
Dr. Elton Martins lidera intenções de voto em Águas Belas, aponta pesquisa
saúde
- Há 2 dias
Socioeducandos de Garanhuns participam de evento dedicado à saúde
deolane
- Há 5 dias
Deolane Bezerra é solta após prisão na Operação Integration
gusttavo
- Há 5 dias
Gusttavo Lima envolvido em polêmica de lavagem de dinheiro; Justiça bloqueia R$ 20 milhões do cantor